25 Dúvidas de Makes Respondidas.por Especialistas






Um time de especialistas entrega os truques para uma maquiagem perfeita – do delineador sem borrões ao batom nude com graça
1. Produtos para a pele devem ser aplicados em qual ordem?
Primeiro limpe, tonifique e hidrate a pele. “Assim, é mais fácil espalhar a base”, diz a maquiadora Fabiana Gomes. Depois, aplique um primer (que minimiza a aparência dos poros e linhas finas, dá durabilidade à maquiagem e deixa a pele aveludada), passe a base e disfarce imperfeições com um corretivo. Após um toque de pó, passe blush, sombra, batom e, por fim, máscara para cílios. Use lenços que absorvem a oleosidade ou aplique pó se, depois, a pele começar a brilhar.
2. Qual o melhor jeito de espalhar a base?
Aplique-a com um pincel chato ou de fibras ópticas, do centro do rosto para as extremidades. “A esponja pode deixar áreas manchadas ou com muito produto concentrado”, diz o maquiador Ricardo dos Anjos.
3. Como cobrir olheiras superescuras?
Use produtos fluidos ou cremosos, com tecnologia iluminadora ou de reflexão de luz, sugere o maquiador Fernando Torquatto. “A aplicação deve ser gradual. Nunca comece com muito produto ‘pintando’ a área escura”, diz. Outra dica é tirar a atenção das olheiras valorizando sobrancelhas e cílios. “Cubra 80% delas e crie interesse em outras regiões do rosto.”
4. Como escolher a base ideal?
Segundo o maquiador Max Weber, as bases mais líquidas são recomendadas para um resultado natural, com pouca correção. As densas são ideais para esconder defeitinhos, e os produtos compactos são a melhor opção para quem deseja disfarçar espinhas e manchas.
• Quem tem pele acneica deve usar bases com acabamento opaco, boa cobertura e livres de óleo. Vale lembrar que a pele oleosa também deve ser hidratada. “Senão ela busca água e a primeira fonte acaba sendo a base, que fica craquelada”, diz ela.) 
• As bases minerais em pó são recomendadas para peles claras e oleosas. “O segredo é espalhar bem do centro do rosto para fora com um pincel fofo”, diz o maquiador Rosman Braz, do salão de Marcos Proença. 
• Para peles secas, o maquiador Duda Molinos sugere bases fluidas. Passe camadas leves, já que, quanto mais grossa, mais rápido a base tende a craquelar. “Muitas vezes é melhor usar pouco produto, disfarçar o que sobrou com um corretivo e controlar o excesso de brilho com pó ao longo do dia”, diz Duda. 
• Quanto à escolha do tom, teste o produto no colo e no rosto, para que o resultado combine com o resto do corpo.
5. Para que serve o iluminador?
“Ele garante toques de luz e volume na maquiagem”, diz o maquiador Max Weber. Experimente aplicar o produto na região das têmporas, na parte superior do nariz (se quiser ressaltá-lo) ou na parte superior central dos lábios. E tome cuidado ao usar a sombra branca como iluminador. “Prefira tons próximos a sua cor natural, só que mais claros que a pele, como o bege e o rosa-claro”, diz a maquiadora Vanessa Rozan.
6. Como aplicar blush em pó?
O truque clássico é sorrir e aplicar o produto com pincel nas maçãs do rosto, levemente. Se sentir que exagerou, use um pincel gordinho para levar o blush até as têmporas e tirar o concentrado da parte frontal do rosto. “Também vale tirar o excesso com as mãos, só ‘varrendo’ em direção às têmporas”, ensina o maquiador André Gagliardo.
7. E em creme?
“Ele deve ser aplicado com o toque dos dedos”, diz o maquiador Marcos Bari, da Givenchy. “O ideal é aplicá-lo no pômulo, na região do osso, e, de trás para a frente, dar batidinhas até a região frontal das maçãs, sem esfregar nem deixar muito concentrado na parte da frente do rosto.” 
Foto:    Divulgação
8. Quais são os pincéis básicos que todo mundo deve ter?
• 1. Pincel para base. 
• 2. Pincel para depositar sombra. 
• 3. Pincel para esfumar lápis ou sombra. 
• 4. Pincel para blush. 
• 5. Pincel para esfumar sombra. 
• 6. Pincel para delineador. 
• 7. Pincel para pó.
9. Como usar pós bronzeadores sem ficar alaranjada?
“Aplique levemente nas regiões do rosto que acabam naturalmente ficando mais expostas [ao sol], como têmporas e laterais da testa”, diz Duda Molinos. Para a maquiadora Vanessa Rozan, o pó bronzeador deve ser passado como o blush, inclusive com o mesmo pincel. “Uso um modelo chanfrado (cortado na diagonal) com pouco produto e espalho bem.” A escolha da cor também é importante: prefira os marrons ou marrons- avermelhados aos alaranjados.
10. Blush é indicado para quem tem marcas de acne?
Nesse caso, o maquiador Marcelo Gomes indica usar versões cremosas do produto, espalhando-o suavemente com leves batidas. E o maquiador Fernando Torquatto lembra que é preciso primeiro preparar a pele. Experimente aplicar uma camada leve de corretivo. “Depois, misture um pouco de blush com um pó facial leve, para que a cor não fique tão forte nem brilhante”, diz Torquatto.
11. Onde fica o côncavo dos olhos e por que devemos marcá-lo com sombra?
A região do côncavo marca o final da pálpebra e o início do osso da sobrancelha. “É a famosa dobrinha do olho”, diz o maquiador Marcos Costa. Segundo o maquiador Max Weber, esfumar uma sombra neutra nessa área aprofunda e desenha o olhar.
12. Esfumar sombra é um desafio. Como conseguir um resultado profissional?
 “Concentre a cor rente aos cílios superiores e, com a ajuda de um pincel com as cerdas arredondadas, leve a sombra em direção às sobrancelhas e às têmporas, sempre deixando o acabamento sutil e sem marcas”, diz o maquiador Marcelo Gomes.
Foto:    Gerson Bittar
13. Glitter e sombra com partículas de brilho estão em alta?
Sim. “Use na pálpebra móvel toda até o côncavo e esfume em direção às sobrancelhas”, diz o maquiador Ricardo dos Anjos, que sugere adotar esse make na cor preta. Para fixar o glitter, aplique uma camada de gloss transparente nas pálpebras. Já as sombras brilhantes podem ser aplicadas por cima de uma camada leve de hidratante.
14. Como as sombras coloridas devem ser utilizadas para o resultado ficar sofisticado?
“O segredo é fazer uma base com tons neutros, como marrom ou preto, e aplicar um ponto de cor no centro da pálpebra ou no canto interno”, diz Fernando Torquatto. “Outra opção são cores escuras, como violeta e azul. Elas são mais fáceis de usar e podem substituir o preto do delineador ou da máscara.”
15. Existem cores clássicas de sombra que funcionem para diferentes tons de pele no dia a dia?
“De modo geral, cores como laranja, pêssego, marrom-avermelhado, preto e cinza podem ser usados em todos os tons de pele”, diz Fabiana Gomes.
16. Como fazer o batom durar mais tempo?
O maquiador Rosman Braz prepara os lábios com um lápis da mesma cor do batom. “O segredo é desenhar o contorno da boca e preencher tudo com o lápis, especialmente quando uso cores vibrantes”, diz ele. No caso de batons claros, prepare a boca com uma camada de base ou de corretivo.
17. Às vezes arrisco um batom vermelho, mas sempre acho “over”. Como aprender a integrar a cor ao resto da maquiagem?
“O bacana para quem está descobrindo cores e começando a experimentar são os tons de vermelho-cereja e com textura opaca”, afirma o maquiador Lu Ramos. “A cor é mais leve e universal.”
E não se esqueça de que a pele está sempre em primeiro lugar. “Ela deve estar corrigida e bem acabada para que o batom fique bonito”, diz o maquiador Henrique Martins. Se está aprendendo a usar o vermelho e tem dúvidas sobre combinações, é melhor arrematar a maquiagem de forma simples, com um blush leve e máscara nos cílios.
18. Existe alguma regra para combinar a cor do batom com a roupa?
“Para o maquiador Theo Carias, a cor do batom está mais associada ao tom de pele que ao da roupa. “Em todo caso, é sempre bom equilibrar os dois”, diz ele. Com roupas muito estampadas e coloridas, evite as cores vibrantes na boca e valorize os olhos. “Use os tons mais vibrantes na boca com roupas que precisem ser valorizadas, como aquelas nude ou pretas.”
19. Vale colocar na mesma produção boca vermelha e olhos esfumados de preto?
“Depende da mulher e da ocasião, mas vale, sim”, afirma o maquiador Henrique Martins. “É uma opção clássica e também dramática, e a mulher tem de se sentir segura para usar.”
20. Quem tem a pele negra ou morena costuma ficar melhor com quais tons de batom vermelho?
Na gama de vermelhos, os puxados para o cereja são considerados opções seguras. “Quem se sente à vontade também pode brincar com diferentes tonalidades e investir nos laranja e nos vermelhos bem abertos”, diz o maquiador Lu Ramos. O maquiador Fernando Torquatto só não recomenda os tons alaranjados de telha – “Deixam o visual antigo”, diz.
Foto:    Gerson Bittar
22. Que cor de batom é tendência?
Segundo o maquiador Robert Estevão, os tons de vermelho estão em alta e são uma grande aposta para o verão. “O vermelho pode ter um acabamento opaco e finalizar looks minimalistas, com a pele bem acabada”, diz. Outra opção, mais ousada, é usar o batom brilhante, coberto com gloss, com forte referência à década de 70.
21. Qual o tempo de validade dos itens de maquiagem?
De acordo com a dermatologista Denise Steiner, é importante seguir a validade impressa nos rótulos dos produtos e determinada pelos fabricantes. “Isso depende dos ativos que cada fórmula contém.” A dermatologista Mônica Fizbaum ressalta que a fórmula de produtos vencidos fica desestabilizada, o que pode provocar irritações na pele.
23. Gosto de olhos esfumados, mas queria fazer algo mais rocker e menos clássico.
Segundo o maquiador Marcos Bari, da Givenchy, o olho esfumado clássico leva sombra só na região da pálpebra, começando claro no canto interno e terminando mais escuro no canto externo. “Para mim, o olho rocker é mais escuro por inteiro”, diz ele. “Concentre a sombra preta perto da raiz dos cílios superiores e esfume em direção ao côncavo, terminando com um leve acinzentado”, diz. Com a própria sombra, esfume a raiz inferior dos cílios e complete com lápis preto. 
24. Mesmo com corretivo, tenho olheiras escuras. Posso usar sombras escuras sem ganhar um ar cansado?
“É preciso avaliar qual é o tipo de olheira. As escuras são disfarçadas com corretivo, mas as olheiras profundas não são. Nesse caso, um olho muito pesado não é o mais recomendado, a não ser uma pálpebra esfumada com sombra vibrante e muita máscara nos cílios superiores”, diz o maquiador Duda Molinos. Também vale investir no delineador, para conseguir um contraste com as olheiras e desviar a atenção para a parte superior dos olhos.
25. Passar delineador é impossível! O que facilita a aplicação?
Comece fazendo um traço com lápis para em seguida preenchê-lo com o delineador. “É melhor construir a linha a partir desse rascunho”, afirma o maquiador Sadi Consati. Quem não tem experiência pode investir em um delineador em gel e em um pincel chanfrado. “Ou em uma caneta, mais fácil de manusear”, diz o maquiador Wilson Eliodorio.
Fonte: Informações Revista Criativa

Make Ofertas





www.makemaquiagem.com.br



www.makemaquiagem.com.br




www.makemaquiagem.com.br


Apenas R$ 15,90


Apenas R$ 150,00


Apenas R$ 30,00










www.makemaquiagem.com.br




www.makemaquiagem.com.br




www.makemaquiagem.com.br


Apenas R$ 45,00


Apenas R$ 36,00


Apenas R$ 16,00






Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

1 Comentários - Deixe o Seu:

Clique aqui para Comentários - Deixe o Seu
! Lili !
admin
25 de maio de 2011 às 15:49 ×

bom saber.

faz uma visitinha no meu blog e se gostar segue e se vc me seguir é claro que eu te sigo.

http://isatkmvskarku.blogspot.com

Parabéns ! Lili !.
Responder
avatar
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário