Make para terceira idade: Aprenda como fazer maquiagem discreta, que valorize o rosto maduro com as dicas dadas pela beauty artist Fê Guedes.
Durante a terceira idade, a maquiagem merece atenção redobrada. Atenuar rugas e valorizar os traços faciais pode ajudar bastante a melhorar a expressão, mas para isso é preciso tomar cuidado para não exagerar, o que pode transformar essa aliada em grande inimiga.
Para que o resultado saia do jeito como você deseja, o truque é apostar em um make leve, sem nada de excessos.
Siga as dicas dadas pela beauty artist paulistana Fê Guedes e aprenda a valorizar o rosto maduro.
Preparação da pele
O primeiro passo antes de começar qualquer maquiagem é a limpeza da pele. Isso porque a pele limpa permite que os produtos se espalhem de maneira uniforme. Além disso, aplicar o tônico facial deixa o rosto com aparência de descansado.
Feito isso, é hora de hidratar a pele, o que a deixará protegida contra as agressões externas e ressecamento.
Seguido do hidratante, aplica-se o primer, que ajuda a suavizar as linhas de expressão e faz com que a maquiagem fixe melhor na pele.
Cobertura
De acordo com a beauty artist, depois de aplicar o primer, o primeiro produto que deve ser usado para fazer a cobertura da pele é a base, elemento chave na camuflagem das linhas de expressão. Prefira as versões líquidas, que se espalham melhor.
A maneira correta de aplicá-la é de dentro para fora do rosto, com um pincel de cerdas artificiais ou com o auxílio de uma esponja. Se achar que ainda é necessário disfarçar algumas imperfeições, aposte no corretivo líquido.
O pó deve ser usado com cuidado e somente em peles muito oleosas, mas fique longe dos olhos e da boca (lugares em que costuma ter mais linhas de expressão). Aplique-o na "zona T" (testa, nariz e queixo).
Olhos
Aposte em tons de sombras neutros, como pêssego, marrom claro e escuro e cobre. Tome cuidado com cores escuras como o preto e com cores muito claras como pérola. Além disso, é importante lembrar que sombras cintilantes e produtos que iluminam, dão destaque a área aplicada, ainda mais se o produto for em pó. Portanto, deixe as ruguinhas longe desses produtos.
Lábios
Aposte nos tons mais claros ou bem escuros, como por exemplo, vinho e evite batons cremosos, molhados, gloss e cores muito vivas.
Passo a passo da maquiagem ideal para fazer em casa
1- Depois de limpar e tonificar hidrate muito bem a sua pele e use diariamente os produtos específicos para as suas necessidades. Além disso, não se esqueça do protetor solar.
2- Aplique o primer.
3- Uniformize a pele com uma base, de preferência líquida.
4- Se achar necessário, aplique corretivo nas olheiras e manchas.
5- Caso a pele esteja com muito brilho ou for oleosa, aplique o pó compacto do mesmo tom dela na "zona T" (testa, nariz e queixo).
6- Depois aplique uma sombra viva, como salmão, rosinha ou pêssego em toda a pálpebra móvel até o côncavo.
7- Esfume levemente uma sombra ou lápis marrom bem rente aos cílios (o traço deve ser bem fino e delicado).
8- Abuse da máscara de cílios também na cor marrom. Ela fica linda e ajuda a levantar o olhar.
9- Aplique blush sem brilho, bem rosinha, nas maçãs do rosto.
10- Por fim, contorne os lábios com um lápis cor de boca e depois os preencha com ele.
11- Agora, por cima do lápis aplique batom da mesma cor, de preferência com o auxílio de um pincel, pois o acabamento é melhor.
Pronto! Está aí uma maquiagem incrível para a terceira idade