Bastam os hormônios entrarem em ebulição e as espinhas pipocam nas bochechas, a retenção de líquido surge e o corpo sofre mudanças incontroláveis de temperaturas.
Inevitável ficar chateada, deprimida e extremamente sensível com tanto drama em um período tão rápido.
Porém, o que poucas mulheres sabem (ou fingem não saber para ganhar um carinho especial) é que TPM tem tratamento e deve ser acompanhada por um médico com remédios que salvam uma vida desesperada.
Além do tratamento, há outras formas de amenizar esse período apavorante. As dicas são simples, muito úteis e devem ser praticadas à risca no período pré-menstrual:
- Reduzir quantidade de sal: nesse período, o corpo retém líquido, causando inchaço. O consumo excessivo de sal aumenta ainda mais essa retenção. Entra em ação o efeito “nada nesse armário serve em mim!”.
- Evitar cafeína: a insônia, sintoma comum na TPM, ganha força se o consumo de café for excessivo. TPM + insônia intensificada = noite de terror.
- Diminuir consumo de álcool: a autoestima vai por água abaixo no período de TPM. Consumir álcool como fuga de uma tristeza pode ser um tiro no pé. Ou seja, nada de bancar a tequileira para extravasar a irritação, ok?
- Consumir chocolate com moderação: COM MODERAÇÃO, mulheres! O chocolate estimula a produção de serotonina, a grande amiga da sensação de bem-estar.
- Consumir frutas doces: morango, manga, abacaxi e frutas bem docinhas também têm o poder do chocolate, mas com o benefício de calorias bem reduzidas.
- Consumir alimentos ricos em fibras: legumes, verduras e frutas auxiliam no aparelho digestivo e contribuem para diminuição do inchaço.
- Abuse da água: faça jus ao antigo conselho de beber pelo menos 2 litros de água ao dia e tenha um intestino regulado e a pele hidratada.
Suco rápido para combater os sintomas da TPM, reduzir o inchaço e aliviar o estresse:
1 xícara de mamão
1 xícara de abacaxi
Suco de 2 laranjas
1 pedaço de gengibre
Bata tudo no liquidificador, com gelo, durante um minuto.
Sirva-se em seguida.